quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Wikipe-tan



Wikipe-tan (ウィキペたん?) é uma das personificações da Wikipédia. O sufixo "-tan" em seu nome é hipocorístico, significando que ela é um antropomorfismo moe.
Ela é o mascote do Projeto Animangá e também uma das mascotes da Wikipédia. Além disso, a Wikimédia Hong Kong usa as imagens e cosplay da Wikipe-tan como seu mascote nas funções e promoções delas.

Criação

A idéia de seu nome vem de um utilizador anônimo que sugeriu que a Wikipédia deveria ter um mascote como as Os-tans. O usuário Kasuga da Wikipédia japonesa a desenhou e a postou no Futaba Channel; ela depois apareceu como uma das concorrentes na votação do mascote da Wikipédia. Wikipede venceu a votação, mas a Wikipe-tan continua popular e ainda são lançados novos desenhos.

Uso na Wikipédia

Atualmente ela é mascote do Projeto Animangá (após a imagem anterior, de uma fan-art de um personagem de Midori no hibi, ter sido removida do Commons) e da Unidade Contra Vandalismo (o logo anterior têm problemas de violação de copyright), e muitos usuários a adotaram em suas páginas.

Uso fora da Wikipédia

O usuário Kylu criou um Chrome.css que adiciona imagens da Wikipe-tan ao Mozilla Firefox.

Nenhum comentário:

Postar um comentário