quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Captain Tsubasa (Part. III)

Filmes

Após o sucesso de Captain Tsubasa, vários filmes e especiais começaram a ser lançados em torno da série. Apesar de não serem criação de Yoichi Takahashi, muitos consideram estas obras como parte da cânone oficial.

Europe Daikessen
A tradução do nome para o português seria A grande batalha da Europa.
Este filme foi realizado em 13 de julho de 1985, e é o primeiro filme de Captain Tsubasa. Dura aproximadamente 41 minutos. Neste filme o Japão enfrenta um time combinado europeu com jogadores como Pierre, Schneider e cia, e vence os europeus por 3 a 2.

Ayaushi! Zen Nippon Jr.
A tradução do nome para o português seria Cuidado! Japão Juvenil..
Este filme também é do ano de 1985, tem duração de 60 minutos. É basicamente a revanche dos jogadores europeus diante da humilhação sofrida anteriormente, porém o Japão vence por 4 a 3.

Sekai Deikessen! Jr. World Cup
A tradução do nome para o português seria A grande batalha no mundo! A copa mundial juvenil.
Este filme é de 1986, considerado um dos melhores, onde a trama se passa nos Estados Unidos. As seleções convidadas foram: Japão, uma seleção combinada Européia, uma seleção combinada da América do Sul e o anfitrião EUA, onde o Japão enfrenta os EUA, e a Europa enfrenta a América do Sul. No primeiro jogo o Japão vence por 3 a 0, na outra partida a América do Sul de Juan Diaz, Carlos Santana e do técnico Roberto Hongo vence a Europa de Schneider e Pierre por 3 a 2. Na partida final, O Japão vence a América do Sul por 2 a 1. No fim da partida Roberto vai felicitar Tsubasa e lhe promete levá-lo para o Brasil.

Asu Ni Mukatte Hashire
A tradução do nome para o português seria Correndo em direção ao amanhã.
Este filme é de 1986 e tem duração de 40 minutos. Mostra um jogo entre os times escolares. O time de Tsubasa vence por 1 a 0.

Saikyo No Teki! Holland Youth
A tradução do nome para o português seria Inimigo forte! Holanda Juvenil.
Depois de oito anos sem filmes de Captain Tsubasa, em 1994 apareceu o último filme realizado. Tem uma duração de 48 minutos. Sem dúvida este filme é o mais importante de todos. Com ele se marca o início da nova etapa de Captain Tsubasa, já que este surgiu do primeiro prólogo da segunda parte, Captain Tsubasa World Youth, e serve como prólogo da série Captain Tsubasa J. A história se trata das duas partidas que o Japão fez contra os Países Baixos na preparação para o mundial. Na primeira partida os Países Baixos se impõem sobre o Japão e vence por 7 a 0. No segundo jogo, o Japão se impõe e vence pelo incrível placar de 11 a 1. O filme termina com a partida de Tsubasa para o Brasil, quando volta para o São Paulo FC.

Diferenças entre Anime e Mangá

Assim como acontece em outras séries de animangás, existem muitas diferenças entre o mangá e o anime em todas as fases de Captain Tsubasa. Muitas delas chegam a confundir cabeça de muitos fãs, justamente por se tratar de uma história de futebol, portanto, sem um enredo muito fixo. Existem 3 séries de anime (Captain Tsubasa, Captain Tsubasa J, e Captain Tsubasa Road to 2002) e nenhuma tem relação entre si e tanto que cada uma conta o início da história de Tsubasa de um jeito diferente.
A série Captain Tsubasa J se trata de um remake da fase do primário e do início da fase World Youth. Ele termina quando o Japão se classifica para a Copa Asiática e depois que os jogadores conseguem vencer os Sete Verdadeiros. Mas a Copa da Ásia e o Mundial sub-19, que são consideradas pela maioria dos fãs como a melhor parte da fase, ficou fora do anime.
Captain Tsubasa Road to 2002, a nova versão do anime, também não segue muito a história original. Tudo é contado de uma maneira diferente. No anime por exemplo, foi criado um jogo amistoso contra os Países Baixos que não existe no mangá. As equipes São Paulo, Flamengo, Barcelona etc. foram renomeados para nomes fictícios como "Brancos", "Domingos", e "Catalunha" (respectivamente). O anime também criou a Copa do mundo entre Brasil e Japão no final da história, já no mangá Tsubasa só vai para Barcelona depois desta Copa (que acontece no Captain Tsubasa J do mangá).

Nomes Genéricos

Muitos nomes genéricos apareceram na série Road To 2002 por não ter direitos autorais,ou simplesmente por serem inspirados ou baseados em pessoas reais. Sendo alguns deles:
Times:
Piemonte = Juventus
Catalunha = Barcelona
Brancos = São Paulo
Domingo = Flamengo
Bernabeu = Real Madrid
Grunwald = Hamburgo
Rotburg = Bayern de Munique
Lombardia = Inter de Milão B
Emilia = Parma
Calabria = Crotone
San José = Valência
Roland = Werder Bremen
Além disso, o Campeonato Regional que foi decidido entre São Paulo e Flamengo(Brancos e Domingo),era na verdade o Torneio Rio-São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário